Para apreciar este lindo espetáculo da natureza, as agências de turismo costumam pegar as pessoas nas suas acomodações por volta das 04h30min da manhã, chegando ao local 1 hora depois. Os Gêiseres estão a 4.320 metros acima do nível o mar, este passeio acontece bem cedo, pois é nesse horário em que os jatos de vapor são mais intensos e podem chegar até 10 metros de altura com temperaturas de 85°C.

Como fui na época de inverno, estava fazendo MUITO FRIO no passeio. As temperaturas chegavam a -11°C com sensação térmica de -15°C. Desse modo, não esqueçam de reservar para este dia as roupas mais quentes que vocês tiverem na mala.
Eu estava com uma boa meia de lã e mais uma meia, bota própria para caminhada, ceroula, um casaquinho, uma blusa de gola, um bom casaco para o frio, luva própria para neve, cachecol e gorro. E eu nem costumo sentir tanto frio assim, mas mesmo assim estava muito frio antes do nascer do sol.
Seguimos o caminho e a próxima parada foi no Vilarejo de Machuca, um pequeno povoado com cerca de 20 casas. Possui uma igreja, lojinha de artesanato e um banheiro pago.
O seu diferencial é que eles vendem espetinhos de carne de lhama, mas é importante chegar cedo neste passeio, pois a quantidade de espetinhos é limitada e quando as últimas agências chegam, às vezes já não tem mais. A carne de lhama é bem macia e gostosa.
O passeio ao Vilarejo de Machuca foi bem rapidinho e no caminho de volta a San Pedro de Atacama paramos em um Vale para apreciar a vista. Além disso, pedimos para o nosso guia para a gente subir em cima do caminhão para tirarmos algumas fotos! O passeio terminou às 13 horas e depois a agência nos deixou no centro da cidade.
Informações:
Tempo de duração: 04:30 às 13:00
Agência de turismo: Grado 10
Época do passeio: Agosto/17
Valor do passeio: $22.000 + $10.000 pesos chilenos por pessoa para entrar nos Gêiseres (esse valor foi fechado ainda no Brasil, com desconto por fechar outros passeios com a mesma agência).
O que levar: óculos de sol, água, chapéu, protetor labial, protetor solar, gorro, luvas, cachecol, corta frio, casaco, sapato próprio para caminhada.
Dicas: Se sentir problemas com a altitude, não se esqueça de comprar no Centro folhas ou balas de coca.
>> Se você quiser ver todos os posts sobre o Deserto do Atacama, clique aqui.