Roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama

September 20, 2017

O Deserto do Atacama possui uma beleza indescritível. O erro mais comum das pessoas, é acharem que lá não tem tanta coisa para fazer e não precisam ficar muitos dias. Os passeios são bem diferentes, e o tempo ideal seria ficar pelo menos entre 6 e 7 dias para aproveitar San Pedro de Atacama com tranquilidade, conseguir fazer todos os passeios e ainda ter um tempo para alugar uma bike e ficar passeando por lá, mas se não for possível, ficar pelo menos entre uns 4 a 5 dias.

 

 

No meu caso, eu fiquei 6 dias por lá e consegui fazer todos os passeios oferecidos pelas agências, mas gostaria de ter passado mais um dia para ficar só passeando tranquilamente pela cidade, alugar uma bike e curtir o local no seu próprio tempo, só apreciando as belas paisagens. Os passeios com as agências, muitas vezes são corridos e nem sempre dá tempo de ficar só observando o visual do lugar.

 

No Atacama existem diversas agências de turismo com preços variados, fica a critério de cada pessoa escolher a que melhor combina com você. A diferença de preços consiste muitas vezes, no tamanho da agência, ou seja, se ela possui infraestrutura necessária para realizar o seu passeio sozinho, no tipo de van que em que elas te levam para os passeios programados e também na alimentação que elas disponibilizam.

 

A escolha da agência de turismo é muito importante, nesta viagem soubemos de dois casos em que as empresas de turismo não foram buscar as pessoas na sua hospedagem e elas perderam os passeios. Conversamos com alguns guias, e eles nos informam que isso acontece, pois algumas agências são muito pequenas e não possuem infraestrutura mínima para fechar uma van e com isso acabam se juntando com outras agências menores, mas nesta troca de informações acabam esquecendo de passar todos os nomes das pessoas. Então é sempre importante confirmar os seus passeios e conferir se o seu nome realmente está na lista

 

Realizei meus passeios com três agências diferentes: a Grado 10, a Flamingo e a Bajo la Sombra del Sol. Não tive problemas com nenhuma destas agências e recomendo todas.

 

A Grado 10 é conhecida por possuir um caminhão para realizar os seus passeios, é uma agência com grande infraestrutura, além de ser um pouco mais cara que as outras duas e é recomendada em vários blogs brasileiros. A Flamingo também é uma empresa com infraestrutura, e eu descobri no Atacama mesmo, super recomendo, pois seu preço é mais em conta. Já a agência Bajo la Sombra del Sol, também descobri no Atacama, mas é uma agência bem pequena, barata, com um guia local e foi uma grata surpresa.

 

Normalmente quando você fecha alguns passeios com a mesma agência, você consegue desconto em alguns passeios. Abaixo fiz um cronograma explicando um pouquinho sobre cada passeio, os dias que eles aconteceram e a duração de cada um deles.

 

 

Dia 04/08

 

Este foi o dia em que chegamos ao Atacama e aproveitamos para fechar os passeios com as agências de viagem, trocar dinheiro nas casas de câmbio e passear pelo vilarejo de San Pedro de Atacama. Na Plaza Principal, estão situadas a Iglesia San Pedro de Atacama e o Museu Arqueológico Gustavo Le Paige. Nos arredores da Plaza, podem ser encontrados diversos restaurantes, casas de câmbio, mercadinhos, agências de turismo, feirinha de artesanato e algumas lojas.

 

Dia 05/08

 

08:00 às 13:30 - Valle do Arco-íris: As formações rochosas possuem uma mistura de cores em tons de branco, vermelho e verde, devido a grande quantidade de minerais no local, parecendo um arco-íris. Depois você vai para Yerbas Buenas para apreciar as pinturas rupestres da região.

 

>> Se você quiser saber mais sobre este passeio, clique aqui. 

 

15:00 às 19:00 - Laguna Cejar: As Lagunas possuem alta concentração de sal, e com isso não é possível afundar. É uma experiência única ficar boiando na água com um visual sensacional, mas o que eu mais gostei foi ver o pôr do sol na Laguna Tebenquiche, as montanhas ficam refletidas na água e o cenário parece de um filme.

 

>> Se você quiser saber mais sobre este passeio, clique aqui. 

 

Dia 06/08

 

09:00 às 13:30 - Termas de Puritama: São 8 termas de águas quentes que variam entre 25 e 30°C para você relaxar, localizadas no meio de um vale no deserto com um visual incrível. Perfeito para descansar depois de realizar vários passeios.

 

>> Se você quiser saber mais sobre este passeio, clique aqui. 

 

15:00 às 19:00 - Valle de la Luna: Por ser o passeio mais próximo do vilarejo de San Pedro de Atacama, é um passeio oferecido por todas as agências e local obrigatório na sua viagem. Sabe aqueles filmes que você assiste e se imagina em Marte? Então esse é o cenário, e fica ainda mais bonito, pois o final do passeio termina com a vista do pôr do sol em cima da montanha.

 

>> Se você quiser saber mais sobre este passeio, clique aqui. 

 

Dia 07/08

 

07:00 às 18:00 - Piedras Rojas: A primeira parada foi na Laguna Tuyasto, um dos lugares mais incríveis e bonitos que eu fui no Atacama, mas é uma pena que muitas agências não o incluem nos seus passeios. As Piedras Rojas possuem um cenário muito diferente do que estamos acostumados. No verão, as pedras possuem uma coloração mais avermelhada, e no inverno as água da Laguna ficam congeladas, mas ainda assim, a beleza do lugar é indescritível. A outra parada foi no meio do Salar de Atacama, onde está a Laguna Chaxa, local onde podem ser observados alguns flamingos-andinos que vivem por lá.  

 

>> Se você quiser saber mais sobre este passeio, clique aqui. 

 

05:00 às 13:00 - Gêiseres de Tatio: O passeio acontece bem cedo para você conseguir ver o nascer do sol no campo geotérmico, e é nesse horário em que os jatos de vapor são mais intensos e podem chegar a 10 metros de altura. Durante o inverno a sensação térmica é de 15° negativos. A experiência é única e vale muito a pena, apesar do frio.

 

>> Se você quiser saber mais sobre este passeio, clique aqui. 

 

14:00 às 19:00 - Lagunas Escondidas: São 7 lagunas com alta concentração de sal em diferentes tons de azul, e com isso você consegue ficar boiando nas águas sem afundar. No inverno, as águas são muito geladas com temperaturas de aproximadamente 10° negativos.

 

>> Se você quiser saber mais sobre este passeio, clique aqui. 

 

DIA 09/08

 

08:00 às 16:30 - Salar de Tara: Este é um passeio diferente e que não possui infraestrutura, ou seja, não tem banheiro e nem estrada para guiar o caminho, fazendo com que cada agência escolha por onde quer fazer o seu trajeto. 

 

>> Se você quiser saber mais sobre este passeio, clique aqui. 

 

Espero que este post te ajude a planejar a sua viagem para que você possa encaixar os passeios que você mais gostou no seu roteiro e aproveitar as maravilhas do Deserto do Atacama! 

 

>> Se você quiser ver todos os posts sobre o Deserto do Atacama, clique aqui. 

 

 

Facebook
Twitter
Curtir
Please reload

Informações básicas sobre Mendoza

O que fazer no Centro de Buenos Aires?

Porque visitar a Região de Palermo?

1/1
Please reload

POSTS Relacionados

© Copyright 2017, All Rights Reserved to Juntando as Malas.