Como economizar dinheiro para viajar?

September 1, 2017

 

Viajar é maravilhoso, mas o mais difícil é conseguir juntar dinheiro para fazer tudo que desejamos. Por isso, resolvi fazer um checklist com algumas sugestões para que você possa economizar na sua viagem e aproveitar cada momento. A ideia é que cada pessoa consiga definir suas prioridades e a partir disso economizar. O ideal é que você consiga fazer uma média entre as opções para que possa aproveitar um pouco de tudo da viagem, mas sempre pensando no seu perfil. 

 

 

Economizando na(o)...

 

 

  • Passagem aérea

 

 

Normalmente os gastos com passagens aéreas são bem elevados e é super importante prestar atenção nas promoções. No meu caso, gosto sempre de pesquisar com antecedência os preços das passagens e fico acompanhando as suas variações. Quando o preço abaixa, já sei que é o momento certo para aproveitar a oportunidade e compro a passagem sem culpa. 

 

Para pesquisar as passagens, entro em sites de comparação de preços como o SkyScanner e o Decolar.com, mas mesmo depois de achar o menor preço ainda dou uma olhada no site da própria companhia aérea para verificar qual o valor está mais barato. 

 

Uma ideia interessante é olhar alguns sites, como o Melhores Destinos, que te mostram as melhores promoções para todos os destinos, mas claro que isto vai depender muito da sua disponibilidade para o período, mas de qualquer forma é sempre bom dar uma verificada. 

 

Outra opção é a compra de passagens aéreas através de milhas, que podem ser obtidas tanto por compras através do cartão de crédito ou no caso de pessoas que já viajam bastante e acumulam muitos pontos. 

 

 

  • Baixa temporada

 

 

Escolher o mês em que você vai viajar faz bastante diferença no seu orçamento. Os meses de férias, entre julho e agosto e durante o período de final de ano, entre novembro e fevereiro costumam ser os meses de alta temporada nos quais os valores relacionados a vários aspectos como hospedagens, passagens e alimentação são mais caros. Esses valores dependem muito do destino e devem ser levados em conta na hora de montar o seu planejamento. 

 

 

  • Acomodação

 

 

Existem diversos tipos de acomodação que podem caber no seu bolso. Reservar com antecedência é sempre importante, pois você tem tempo para pesquisar bastante e achar ótimas promoções. Quando eu viajo, costumo me hospedar em hostels, e mesmo assim existem diversas variações que podem ser desde quartos e banheiros privativos até quartos e banheiros compartilhados com várias pessoas, quanto mais pessoas mais barato fica a diária. Para pesquisar a hospedagem, eu costumo utilizar os sites a seguir: BookingTrivago, Tripadvisor e AirBnb

 

Uma outra opção, é o couchsurfing, que funciona como uma rede social que conecta pessoas dispostas a oferecerem o "sofá" de suas casas para os turistas poderem se hospedar de forma gratuita. 

 

 

  • Transporte

 

 

Este tópico depende muito do seu destino, mas costumo utilizar bastante o transporte público (metrô, ônibus, trem) para chegar até os pontos turísticos, mas dependendo do horário e do local, para sair à noite por exemplo, eu utilizo o Uber, pois pode ser mais seguro. Se você for utilizar muito o metrô, algumas cidades oferecem a compra por período de dias em que você vai ficar na cidade, barateando os seus gastos com o transporte. 

 

Uma outra ideia é o walking tour, serviço oferecido em diversas cidades no mundo inteiro, no qual guias locais que costumam falar alguns idiomas te levam para conhecer pontos turísticos principais e explicar algumas coisas interessantes da cidade.  Eles sempre deixam informações dos horários e local do ponto de encontro nos hostels. O serviço é gratuito, mas eles determinam uma valor de contribuição e você escolhe o quanto quer pagar de acordo com o que achou sobre a qualidade do serviço.  

 

 

  • Alimentação

 

 

Este é um ponto que depende muito do perfil de cada um, mas se você está querendo economizar vale a pena passar em algum supermercado e comprar comida para fazer na sua hospedagem. Mesmo assim, se este não for o seu perfil, ainda acho válido passar em um mercado, nem que seja para comprar as lembrancinhas para trazer para alguém. No mercado sempre tem vários chocolates ou outras coisas típicas do local por preços mais acessíveis e acabo sempre comprando água também para deixar no hostel. 
 

 

  • Bagagem

 

 

O tamanho da sua mala pode fazer muita diferença no valor da sua passagem, principalmente em companhias low cost, que cobram um preço barato pelo valor da passagem, mas a cada item que você adicionar, é cobrado uma taxa extra (mala, assento, etc). Ou seja, nessas companhias se você levar somente uma mala de mão, o valor da sua passagem será bem mais barato. 

 

 

  • Câmbio

 

 

Se você está viajando para um destino, em que a moeda utilizada não é o real, a taxa de câmbio pode fazer muita diferença. Vale bastante a pena ficar acompanhando como está o câmbio para o destino da sua viagem  e tentar trocar o dinheiro quando a taxa de câmbio for favorável para você. É importante verificar também se vale mais a pena trocar o dinheiro diretamente para a moeda local ou se é mais jogo trocar para o dólar e depois trocar novamente. Isso tudo depende muito da situação econômica atual antes da sua viagem. 

 

 

  • Planejamento

 

 

Por último e não menos importante, é o planejamento da sua viagem. Pesquisando com antecedência algumas das dicas sugeridas, você vai conseguir economizar um bom dinheiro e fazer uma viagem mais tranquila e sem preocupações. Se mesmo com o planejamento, você está vendo que vai precisar estourar o seu budget inicial, faça novamente as contas do quanto você ainda tem disponível para gastar e crie metas de gastos até o final da viagem. Por exemplo, vou gastar por dia com alimentação (café da manhã, almoço e jantar) no máximo 20 dólares.  

 

Espero que essas dicas possam te ajudar na sua próxima viagem!! 

 

 

Facebook
Twitter
Curtir
Please reload

Informações básicas sobre Mendoza

O que fazer no Centro de Buenos Aires?

Porque visitar a Região de Palermo?

1/1
Please reload

POSTS Relacionados

© Copyright 2017, All Rights Reserved to Juntando as Malas.